Buscar

Geometria e balanceamento são procedimentos diferentes

Quando se trata de pneus de um veículo, uma das perguntas mais comuns é: qual a diferença entre geometria e balanceamento das rodas?



Embora, à primeira vista, esses dois serviços possam parecer a mesma coisa, na verdade há uma diferença significativa entre eles, que pode afetar a fluidez de seu veículo e sua segurança nas estradas. Como motorista, familiarizar-se com todas as peças do veículo e como elas funcionam garantirá que você saiba exatamente o que procurar caso seu desempenho comece a se deteriorar.


O que é alinhamento das rodas?


O alinhamento ou geometria das rodas avalia o posicionamento de cada pneu no veículo em relação à estrada e entre si para garantir que estão todos ajustados de acordo com as especificações do fabricante do veículo, de modo que o carro ande em linha reta, e o volante retorne automaticamente ao centro após uma curva.


Como posso saber se meus pneus estão desalinhados?


Se você percebeu que seu veículo começou a puxar ou desviar para um lado, é possível que seus pneus estejam desalinhados. Em particular, você pode notar problemas de manuseio enquanto dirige - seu volante pode ter se tornado difícil de controlar ou começou a virar em uma direção, fazendo com que seu veículo desviasse para a esquerda ou direita. O desgaste irregular dos pneus e a frenagem instável também podem ser um indicador de rodas desalinhadas.


Como as rodas ficam desalinhadas?


São diversos fatores, mas o estado das estradas é um dos principais motivos pelos quais as rodas podem ficar desalinhadas, pois o embate em buracos pode alterar o posicionamento dos pneus. Pequenos deslizes acontecem com a maioria dos motoristas, às vezes até um descuido e arranhão no meio-fio pode contribuir para o desgaste. Então é recomendado que você verifique o alinhamento dos pneus pelo menos uma vez por ano para manter os custos de funcionamento do seu veículo baixos e garantir que você está dirigindo com segurança nas estradas.


O que o processo de alinhamento dos pneus envolve?


Para total funcionalidade e segurança, as rodas devem ser alinhadas com precisão de acordo com as especificações do fabricante. Usando tecnologia especializada disponível em centros automotivos, um sistema baseado em laser é usado apenas para as duas rodas dianteiras, ou todas as quatro rodas; este último é recomendado para garantir ótimo desempenho, segurança e conforto ao dirigir, além de aumentar a longevidade dos pneus.


O que é balanceamento?


O equilíbrio das rodas, ou seja, como o nome sugere, o balanceamento de roda analisa como o peso do veículo é distribuído ao redor da roda para verificar se ela gira uniformemente enquanto o veículo está em movimento. Se a avaliação indicar um desequilíbrio em um lado da roda, pequenos pesos de equilíbrio são adicionados ao aro para uniformizar a distribuição de peso.


Como posso saber se meus pneus estão desequilibrados?


Se você notou uma sensação de vibração no volante, ou mesmo em todo o carro, ao atingir uma determinada velocidade durante as viagens, pode ser devido ao equilíbrio incorreto das rodas. Isso não só torna a direção desconfortável, mas também pode causar o desgaste prematuro dos pneus, suspensão e direção.


Como as rodas ficam desequilibradas?


Semelhante às rodas desalinhadas, pneus desequilibrados podem ser causados por seu veículo bater em buracos ou calçadas, resultando em desgaste irregular dos pneus - isso pode afetar o posicionamento dos pneus, levando a uma distribuição desigual de peso.


O que o processo de balanceamento de pneus envolve?

O pneu é montado em uma máquina especializada em balanceamento de rodas que gira a roda para calcular qualquer desequilíbrio de peso. Se detectar uma distribuição desigual de peso, a máquina de balanceamento identificará exatamente onde um contrapeso precisa ser adicionado e qual tamanho o peso deve ter.