Buscar

A importância da revisão do sistema de arrefecimento automotivo


Imagem Freepik

O sistema de arrefecimento do carro é responsável por regular e manter a temperatura adequada do motor. Sabe aquela conhecida e temida expressão: “fundir o motor”, então, o mal funcionamento do sistema pode levar a isso.


Para prevenir que problemas relacionados ao sistema de arrefecimento ou problemas com alguns dos seus componentes interfiram no desempenho do motor, é essencial manter-se atento aos sinais do carro e principalmente estar em dia com as revisões periódicas.


Fazem parte do sistema de arrefecimento:

- radiador;

- reservatório de expansão;

- ventoinha;

- bomba d’água;

- sensor de temperatura;

- válvula termostática;

- mangueiras.


Além destes componentes, também faz parte do sistema um fluido composto por aditivo (produto químico a base de polietilenoglicol) e água desmineralizada que é fundamental para o seu funcionamento.

O radiador tem como principal função realizar à troca de calor entre água quente que vem do motor e o “ar frio” que vem de fora, com a ajuda do fluído. Assim que a água troca calor com o ar ela volta para o ciclo de resfriamento do motor. Além disso, o fluido também protege as partes internas e metálicas do motor e lubrifica a mangueira.



Se faz importante a limpeza periódica do radiador e seu filtro.


Já a função da bomba d’água é de fazer o fluido circular por todo o sistema através das mangueiras. Enquanto a válvula termostática identifica a temperatura ideal do bloco do motor, abrindo e fechando a passagem desse líquido, que é armazenado no reservatório de expansão, onde é possível verificar seu nível.


Não basta somente colocar água no reservatório, é preciso que essa água tenha o potencial de manter o motor trabalhando na temperatura certa.


A Gringo autopeças reforça a importância de realizar a revisão do sistema de arrefecimento do veículo periodicamente, verificando todas as peças que o compõem. A falta de manutenção preventiva proporciona um funcionamento com menos atrito e desgaste das peças, além claro do superaquecimento do motor que pode levar a perda do funcionamento.

Agende seu horário, faça uma revisão, viaje com mais tranquilidade, sem surpresas desagradáveis.